14 de julho de 2011

Insolência Quinzenal - "Belíssimo Rito de Passagem!" (Especial Relíquias da Morte Parte 2)


Temos não muito do que nos alegrar em se tratando de literatura. Quem escreve bem desconhecemos e ler porcaria conseguimos a mão cheia. Mas exceções há para festejarmos.

Uma delas: Joana Rowling.

Na saga de sua personagem mais famosa conhecemos o poder exemplar da boa literatura: fantástica! Digo tanto das estórias onde nos encontramos em um mundo diferente do nosso quanto de sua qualidade.

Sim: é leitura recomendável.

Posso dar vários motivos. Mas um só basta por enquanto. Qual?

Do rito de passagem.

Crianças antes quando começaram na procura da pedra filosofal mas agora jovens ao descobrir os últimos capítulos da trama contendo sete livros amadureceram ao ler aventura tamanha. Sem tal tipo de celebração iniciática talvez uma juventude mais frívola substituiria nossa mocidade leitora de Rowling. Joana deixa como mensagem que valores existem e podem ser universais.

Em nosso mundo fatalmente partidário da discórdia compreendemos de seus escritos o que nos falta para não sermos assim igualmente com o meio. Sem dar qualquer facilidade na prática delas todavia nos ensina: pelas ações benéficas a gratificação já recebemos. Uma formação gratificante: tratar destes assuntos e não cair em corriqueira pieguice.

Quem escreve bem isto consegue.

Pois é: gente moça formada por gente bruxa... Pode? Mudamos o modo de ver a magia: bem além das fogueiras inquisitoriais.

Vez em quando também a fama certa vem a ser.

Honremos então seu mérito por agora.


MAIS

Opinião desfavorável


Opinião favorável



2 comentários:

  1. Li a todos os livros da Saga. E relmente me imprecionou.

    Quem sabe um dia não deixem de lado os filmes e venham a ler e, claro, descobrir, o quão rica é a obra literária de J. K. Rollim.

    ResponderExcluir
  2. Bem eu já tentei ler pelo menos um dos livros e também já tentei assisir pelo menos um dos filmes, não concretizando nenhumas das tentativas... de início não gostei, mas me desperta curiosidade tamanho sucesso... o que faz as pessoas ler e assistir tanto Harry Poter? Então vou me apegar a essa interogação para mas uma vez tentar ler e assistir ao famoso e tão cosumido Harry Potter, sabendo que talvez eu não venha saber o que de bom há nele...

    ResponderExcluir

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)