22 de julho de 2011

Harry Potter x Crepúsculo (Twilight)


Duas franquias gigantes que agradaram mutos jovens e até adultos Harry Potter e Crepúsculo angariaram fãs por todas o planeta, tanto na série de livros como nas adaptações para os cinemas. Uma das ações mais comuns quando se pensa nessas duas séries é compará-las enquanto fenômenos que transcenderam a literatura e viraram marcos da cultura pop.


No confronto abaixo você verá uma disputa em termos não relativos, ou seja, os bons e velhos números, pois dizer qual o melhor ou pior é um tema polêmico e que nunca convencerá a todos, eu, particularmente, sou bem mais Harry Potter mas como a questão aqui não é opinião vamos ao embate:

Livros: 

Aqui a disputa não é equilibrada, Harry Potter vendeu quase quatro vezes mais que Crepúsculo, enquanto o bruxo comercializou mais de 400 milhões a saga de Bella e companhia "só" acumulou 120 milhões. Todavia no Brasil a saga de Meyer surpreende e vence mesmo com três livros a menos; 5,5 milhões contra 3 milhões do concorrente. Mas como o que vale é o total dividimos a venda por cada livro, enquanto as obras da série de Rowling venderam em média 57 milhões, os de Meyer tiveram média inferior; 30 milhões.

Ponto Para Harry Potter


Filmes:

Outra vez Harry Potter tem uma margem bem folgada, enquanto os filmes de Harry Potter chegaram a render  900 milhões em média os da série Crepúsculo acumularam cerca de 600 milhões, uma expressiva diferença de 300 milhões de dólares. Além disso todos os filmes da saga Harry Potter ficaram em melhor posição que o filme Lua Nova, que até então é o campeão na saga dos vampiros e lobisomens. Enquanto "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" é o pior de sua saga ocupando a posição 30 nas maiores bilheterias, o melhor da saga Crepúsculo, Lua Nova, ocupa apenas a posição 44.

Ponto Para Harry Potter

Prêmios e Crítica:

A série Harry Potter recebeu um número consideravelmente maior de prêmios, principalmente na Inglaterra e para público infanto-juvenil. Os livros da saga de Meyer também tiveram honrarias, porém a maioria em prêmios que se referem a número de vendas. Além disso Harry Potter, em geral, tem melhores críticas especializadas tanto nos livros como nos filmes que já foram indicados ao oscar em prêmios técnicos.

Ponto Para Harry Potter


Internet:

Quando colocamos "Harry Potter" no Google temos cerca de 566 milhões de resultados, já o termo Twilight, mesmo com as conotações ao por do sol, fica com apenas 382 milhões. As redes sociais refletem o mesmo fenômemo visto na venda de livros, a principal comunidade de Crepúsculo no orkut (um site com predominância de brasileiros) supera a de Harry Potter enquanto no Facebook a situação se inverte nas "fã pages" das duas séries.

Ponto Para Harry Potter

Brasil

Como já mostramos a série Crepúsculo comanda no Brasil, os livros venderam mais aqui que Harry Potter, as comunidades nacionais da série de Meyer também são maiores em nosso país e até mesmo nos cinemas a série leva a melhor com os filmes Eclipse, que ocupa a posição 14; e Lua Nova que está na 16. Harry Potter não aparece entre os 20 primeiros.

Ponto Para Crepúsculo


Resultado Final:

Vitória de Harry Potter:



Fontes Consultadas:

Sites:

Wikipédia
IMDB
Orkut, Facebook e Google

Revistas:

Mundo Estranho; Julho de 2011

2 comentários:

  1. Acho esse negócio de ficar comparando horrível, mesmo porque todo mundo tem uma opinião diferente e temos q respeitar, gostando ou n. Na minha opinião nenhum dos dois são ruins, os dois são bons, e acho horrível esses fanáticos por harry potter q ficam comparando harry potter com crepúsculo querendo botar na cabeça de quem gosta de crepúsculo q harry potter é melhor. Na minha opinião a saga crepúsculo é melhor pq ja assistir alguns filmes de harry potter e n gostei tanto qnt gostei da saga, n acho ruim os filmes de harry potter, mas assim, eu nunca vi nenhum fã da saga crepúsculo ir comparar crepúsculo com harry potter. A saga crepúsculo pode não ter feito tanto sucesso como harry potter(q tem 8 livros enquanto ela só tem 4 aumentando assim a provavel possibilidade de mais lucro para harry potter o q na verdade aconteceu) , mas acho q pros fã de harry potter falarem tanto eles devem ta slaa, com o orgulho feriido por crepúsculo, pelo menos aqui no Brasil ter ganhado de harry potter ou slaa pq n vejo outro motiivo pra eles falarem tanto, reclamarem tanto...

    ResponderExcluir
  2. A comparação é válida à medida que são os dois maiores sucessos da literatura juvenil dos últimos anos Anônimo e muitas pessoas, por essa razão, se perguntam qual das duas sagas fez mais sucesso mundialmente.

    A ideia não é mostrar qual é melhor, eu mesmo deixei claro que gosto mais de HP, mas os números apresentados são objetivos e não opinativos.

    Se Crepúsculo é melhor ou pior não é a questão, o que direcionou este texto foi descobrir qual é o MAIOR fenômeno da cultura pop que transcendeu a literatura nos últimos anos, só isso.

    Abraço

    ResponderExcluir

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)