20 de junho de 2011

Axolotle Atropelado, Livro de Autora Acusada de Plágio, É Lançado No Brasil


Está previsto para hoje, dia 20 de junho, o lançamento do livro Axolotle Atropelado. A obra virou um best-seller nos EUA ao contar a história da protagonista com realismo pontuado com diversas cenas de violência sexo e consumo de drogas. 

Porem, a precoce autora Helene Hegemann, que lançou o livro aos 17 anos, vem enfrentando problemas com acusações sérias de plágio, segundo o blogueiro alemão Deef Pirmasens vários trechos do livro são praticamente idênticos a partes de uma obra chamada "Strobo".


Veja abaixo a transcrição de alguns textos traduzidos e publicados pelo site do jornal O Globo:

Trecho do livro Axolotle Atropelado: 

"Ophelia está de pé sobre o tampo do vaso sanitário para arrumar três carreiras de speed em cima da divisória da cabine ao lado"Trecho do livro Strobo, supostamente plageado:"Quando fica complicado, Marc sobe no vaso sanitário e prepara três carreiras em cima da divisória da cabine ao lado"

Trecho do livro original:

"Quando fica complicado, Marc sobe no vaso sanitário e prepara três carreiras em cima da divisória da cabine ao lado"

E não foram apenas estes os trechos que serviram de "inspiração" para a escritora, cerca de 19 passagens do livro "Strobo" são utilizadas por ela de forma literal ou com pequenas alterações como a que pode ser vista acima.

Surpreendentemente Helene Hegemann não negou a cópia e sim defendeu o uso de obras alheias como "intertextualidade". Segundo ela o seu uso em um contexto único e diferente garantiria que não se tratava de roubo da propriedade intelectual de outrem.

Depois de muita polêmica a autora se desculpou por não ter citado certas fontes e o texto ganhou algumas páginas extras com nomes de intelectuais e autores que serviram de "matéria-prima" para a obra, ainda segundo o portal do jonal O Globo pelo menos 9 pessoas estão incluídas nesta espécie de "bibliografia".

O livro será lançado no Brasil pela Editora Intrínseca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)