7 de maio de 2011

O Cão dos Baskervilles (Conan Doyle) - Crítica



Sherlock Holmes é sem dúvida alguma um dos personagens mais célebres da literatura mundial, para muitos (incluindo eu mesmo) seria o maior investigador que a ficção já produziu com seus métodos de observação e lógica que encantam pela verossimilhança, apesar dos exageros, e pela narrativa competente de seu criador, o "Sir" Arthur Conan Doyle.
O Cão dos Baskervilles é um romance que representa muito bem o personagem , a trama simples que envolve um cão que supostamente assombra a família Baskerville é bem contada e envolvente, Holmes não aparece em todo o livro mas quando surge lá está ele com os principais elementos que o consagraram, como seu método dedutivo e arquétipo da personalidade do inglês arrogante mas genial e carismático.

O ritmo da obra é mais cadenciado e talvez incomode um pouco aos que estão mais habituados a ler os contos que trazem Holmes como protagonista, afinal neles o desenrolar das histórias e desvelar dos casos dá-se de forma bem mais rápida ainda que se fique com a impressão de que o mistério não demandaria um esforço tão maior quando comparado com a dificuldade dos mistérios das histórias curtas.

Enfim, Cão dos Baskervilles é uma história típica do gênero policial, a diferença é Conan Doyle que se  apropria do gênero e concede a história um interesse muito dependente de seu estilo e de seus personagens que fascinam mesmo que nem todos sejam tão aprofundados quanto Holmes e seu fiel e esforçado parceiro Watson. O Dr. Watson, inclusive, não pode ser esquecido já que é o grande e essencial ajudante do investigador mas que no entanto sempre se rende a genialidade do parceiro que todas as vezes o supera em sagacidade, e nesta obra não é diferente.

Para quem gosta do gênero policial é uma leitura muito recomendada, já para aqueles que não tem simpatia com este estilo é comum ficarem entediados ao ler. Esta conclusão se deve ao  fato de que "O Cão dos Baskerville" é uma obra fiel a sua proposta, com as qualidades e limitações que esta traz necessariamente consigo.

Ewerton Gonçalves

[4 de 5]

10 Comentários:

Lopes disse...

Um de meus livros favoritos com certeza!
Conan Doyle dá um show, em uma trama em minha opinião novelística, bem amarrada e que te prende do início ao fim.

Ewerton disse...

Concordo Lopes, apesar de muita gente acreditar que o livro é um pouco chato eu acho a leitura bem envolvente, como quase todos os livros de Doyle aliás.

Anônimo disse...

Hi my friends!! Conan Doyle é maravilhoso!! Li este livro aos 13 anos de idade e depois li toda a coleção...Que saber?! Não tem nada de chato!!E após o meu amigo Sherlock, fiquei fascinada por livros e apaixonada por ficção!
Kisses, meu caro!
E:)

Ewerton disse...

Concordo Anônima (eu acho rs), e você ressaltou um ponto importante Sherlock Holmes é uma obra muito boa para adultos mas consegue alcançar pessoas mais jovens também já que não é difícil de ler.

Anônimo disse...

Kkkk...Eu já desconfiava,my Sweet! I'm very smart (aushssshuaahaaa!!)... !!
Kisses, E.:)

Ewerton disse...

Nossa, nunca pensei que alguém fosse adivinhar... kkk

Mas não espalha hein kkkk

Beijo Grande.

Anônimo disse...

Kkkk...Are you kidding with me? I'm a genius!! (Rs) And stay cool... I'll never say it for anybody! This is our little secret!! Kkkk...
Kisses and Kisses!
E.:)

Ewerton disse...

kkk Beijos Pra Você também.

Ewerton disse...

kkk

Falando nisso você podia me ajudar fazendo parte deste site aqui não é?

Se quiser só mandar um e-mail para ewerton@leialiteratura.com

Beijo grande.

Anônimo disse...

Wala! Wala! Thanks! Email enviado!
Kisses!
E:)

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code