Sherlock Holmes é sem dúvida alguma um dos personagens mais célebres da literatura mundial, para muitos (incluindo eu mesmo) seria o maior investigador que a ficção já produziu com seus métodos de observação e lógica que encantam pela verossimilhança, apesar dos exageros, e pela narrativa competente de seu criador, o "Sir" Arthur Conan Doyle.
O Cão dos Baskervilles é um romance que representa muito bem o personagem , a trama simples que envolve um cão que supostamente assombra a família Baskerville é bem contada e envolvente, Holmes não aparece em todo o livro mas quando surge lá está ele com os principais elementos que o consagraram, como seu método dedutivo e arquétipo da personalidade do inglês arrogante mas genial e carismático.
O ritmo da obra é mais cadenciado e talvez incomode um pouco aos que estão mais habituados a ler os contos que trazem Holmes como protagonista, afinal neles o desenrolar das histórias e desvelar dos casos dá-se de forma bem mais rápida ainda que se fique com a impressão de que o mistério não demandaria um esforço tão maior quando comparado com a dificuldade dos mistérios das histórias curtas.
Enfim, Cão dos Baskervilles é uma história típica do gênero policial, a diferença é Conan Doyle que se apropria do gênero e concede a história um interesse muito dependente de seu estilo e de seus personagens que fascinam mesmo que nem todos sejam tão aprofundados quanto Holmes e seu fiel e esforçado parceiro Watson. O Dr. Watson, inclusive, não pode ser esquecido já que é o grande e essencial ajudante do investigador mas que no entanto sempre se rende a genialidade do parceiro que todas as vezes o supera em sagacidade, e nesta obra não é diferente.
Para quem gosta do gênero policial é uma leitura muito recomendada, já para aqueles que não tem simpatia com este estilo é comum ficarem entediados ao ler. Esta conclusão se deve ao fato de que "O Cão dos Baskerville" é uma obra fiel a sua proposta, com as qualidades e limitações que esta traz necessariamente consigo.
Ewerton Gonçalves
[4 de 5]
Um de meus livros favoritos com certeza!
ResponderExcluirConan Doyle dá um show, em uma trama em minha opinião novelística, bem amarrada e que te prende do início ao fim.
Concordo Lopes, apesar de muita gente acreditar que o livro é um pouco chato eu acho a leitura bem envolvente, como quase todos os livros de Doyle aliás.
ResponderExcluirHi my friends!! Conan Doyle é maravilhoso!! Li este livro aos 13 anos de idade e depois li toda a coleção...Que saber?! Não tem nada de chato!!E após o meu amigo Sherlock, fiquei fascinada por livros e apaixonada por ficção!
ResponderExcluirKisses, meu caro!
E:)
Concordo Anônima (eu acho rs), e você ressaltou um ponto importante Sherlock Holmes é uma obra muito boa para adultos mas consegue alcançar pessoas mais jovens também já que não é difícil de ler.
ResponderExcluirKkkk...Eu já desconfiava,my Sweet! I'm very smart (aushssshuaahaaa!!)... !!
ResponderExcluirKisses, E.:)
Nossa, nunca pensei que alguém fosse adivinhar... kkk
ResponderExcluirMas não espalha hein kkkk
Beijo Grande.
Kkkk...Are you kidding with me? I'm a genius!! (Rs) And stay cool... I'll never say it for anybody! This is our little secret!! Kkkk...
ResponderExcluirKisses and Kisses!
E.:)
kkk Beijos Pra Você também.
ResponderExcluirkkk
ResponderExcluirFalando nisso você podia me ajudar fazendo parte deste site aqui não é?
Se quiser só mandar um e-mail para ewerton@leialiteratura.com
Beijo grande.
Wala! Wala! Thanks! Email enviado!
ResponderExcluirKisses!
E:)