17 de maio de 2011

Livro Didático Virá com Orientação Sobre Suposto Racismo na Obra de Monteiro Lobato


Depois da obra "Caçadas de Pedrinho" ter sido vetada e posteriormente ter este mesmo veto barrado pelo ministro da educação Fernando Haddad, agora foi a vez de um livro enviado aos professores da rede pública trazer orientação sobre Monteiro Lobato em suas páginas.

A polêmica surgiu em razão do livro "Caçadas de Pedrinho" trazer afirmações sobre a personagem Tia Anastácia que a denominam, por exemplo, como "negra de estimação".

Por esta razão uma obra pedagógica para educadores traz um capítulo com instruções acerca da abordagem sobre a personagem e a obra, valorizando a relevância de não julgá-las negativamente. “Perderemos parte significativa do que a obra de Lobato pode nos ensinar sobre o Brasil se reduzirmos essa personagem a uma mera manifestação de preconceito”, constata a o texto educacional.

Além disso o livro  acresce: “Dizer que os livros infantis de Lobato são preconceituosos e recusá-los ou censurar passagens, em nome do combate ao preconceito, é esquecer que são ficções e que seus personagens e situações formam um mundo à parte, por mais que se relacionem de diferentes formas com o mundo real”.

Assim a obra  conclui que o melhor é uma abordagem reflexiva que leve em consideração o ambiente social da época de Lobato, sem espaço para julgamentos prévios.

Informação e Foto: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)