26 de maio de 2011

A Fantástica Volta Ao Mundo (Zeca Camargo) - Crítica / Resenha


Sem grandes pretensões "A Fantástica Volta ao Mundo" conta o diário de viagem do apresentador Zeca Camargo visitando vários países do mundo em sua reportagem especial para o programa de variedades dominical da tv Globo, o Fantástico.

A obra não tem qualidades narrativas porque é exclusivamente descritiva, mesmo as emoções e dificuldades são apresentadas da forma mais superficial possível, afinal o apresentador da emissora de Roberto Marinho não parece ter grandes habilidades com textos complexos e aparentemente acredita que só os fatos, por si só, deixariam a obra interessante.

Então é isso que Zeca Camargo vai fazer, narrar todas as suas impressões e fatos ocorridos durante a volta ao mundo como aquele seu amigo da mesa de bar faria. Além disso, como viagens globais sempre estão relacionadas às imagens que simbolizam as diferentes nações do mundo, o livro será repleto de fotos, algumas bem interessantes, mas a maioria no entanto é  "mais do mesmo".

Todo o livro tem por objetivo despertar o maior interesse possível para que venda mais, lógica clássica, e é justamente aí que mais uma vez o estilo desprovido de todo e qualquer recurso narrativo sofisticado ou mais profundo presta o seu papel, afinal é uma obra feita para não leitores, ou seja, para aqueles espectadores televisivos que olharão o livro como um prolongamento do programa de tv.

Por tudo isso Zeca Camargo terá todo o cuidado de não expor nenhuma opinião que possa ser interpretada como polêmica, em quase todo o decorrer da obra as qualidades positivas, do nosso ponto de vista enquanto ocidentais, serão salientadas enquanto as constatações negativas ficaram quase que restritas a problemas globais como pobreza, má distribuição de renda, entre outros...

"A Fantástica Volta Ao Mundo" é um livro fraco, tanto em proposta como em execução, mas pode fornecer uma leitura agradável e divertida, o que para muitos já compensa o dinheiro utilizado para a aquisição da obra.


Leia a Sinopse deste livro



[2 de 5]



2 comentários:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)