16 de maio de 2011

As Mentiras Que As Capas dos Livros de Auto-Ajuda Contam Para Você


A literatura que se propõe a auxiliar o leitor a resolver problemas e superar desafios comuns a toda vida humana vai muito bem, os livros do gênero não só conseguem sucesso como também se beneficiam ao serem atraentes até mesmo para o público não habituado com a leitura, afinal quem não que ficar rico em apenas "20 licões simples".

O problema é que alguns destes livros abusam e para vender estampam em suas capas promessas que não se sustentam. E é isso que será falado nesse breve artigo onde selecionei algumas capas de obras que para vender não pensam duas vezes em mentir ou exagerar deixando talvez a ética de lado para se aproximar dos milhões de exemplares vendidos.


A dupla "Deixe Os Homens aos Seus Pés" e "Por que Os Homens Amam As Mulheres Poderosas?" são similares em quase tudo, desde o design da capa que é parecido (quase idêntico) até a proposta que valoriza uma mulher com poderes e que por isso pode conquistar qualquer homem.

A inverdade dos dois, como não poderia deixar de ser, também é parecida e está logo abaixo do título em ambas; a promessa de ensinar como uma mulher pode ficar irresistível. Entenderam, irresistível, uma palavra que basicamente quer dizer que não importa qual seja o contexto, mulher ou homem em questão a pessoa do sexo feminino que ler este livro será impossível de resistir para todo aquele que pertencer a ala masculina.

Que me perdoem os crédulos mas isto não existe, o máximo que o livro pode fazer é ajudar nos relacionamentos mas impedir que alguém rejeite uma outra pessoa em qualquer circunstância (o significado da palavra irresistível) é extremamente improvável.


"Agora você vai realmente viver a vida dos seus sonhos, toda feita de amor, riqueza, saúde, paz, alegria e sucesso." 

É isto que está escrito neste trecho em amarelo logo abaixo do número de exemplares significativo que a obra vendeu.

Na verdade nem há o que comentar sobre esta obra, a não ser que o autor esteja propondo uma nova religião. Nem ganhar na mega-sena pode dar tudo aquilo que este livro promete, é incrível a credulidade do brasileiro ao comprar um escrito que chega aos limites da apelação e do abuso como este.

Uma obra que se vende como panacéia para todos os males deveria ser impedida de ser comercializada tendo em vista o tamanho da propaganda enganosa que ela veicula.


Se as mentiras estavam um pouco mais sutis nas capas anteriores nessa já está claramente apresentada no título de letras em negrito: "Nunca Mais Seja Enganado".

É impressionante que eu não consigo estar certo acerca de mim mesmo, mas o livro promete, sem espaço para falhas, que você nunca mais vai ser enganado, sorte dos mágicos e ilusionistas que nem todos leram esta obra.

O mais interessante é que se estipula um prazo máximo de 5 minutos, seguindo a lógica a traição sempre seria descoberta (em 4 minutos), as reais intenções do rapaz da balada ficariam evidentes (em 3 minutos porque não) e até as falcatruas dos políticos seriam todas reveladas (5 minutos pois exige mais esforço), não é um mundo maravilhoso? E para consegui-lo basta comprar um livro!

Não há o que dizer sobre algo tão despido de seriedade quanto este título, só cabe ressaltar que no próprio ato de crer nele o leitor já está sendo enganado.

Conclusão:

Óbvio que estes não são os únicos exemplos, admito até continuar este artigo como uma série mas isto já é uma outra história. O importante é que nós leitores percebamos quando um autor tenta nos ludibriar para vender uma obra ele não merece atenção, pois dificilmente um livro que se propõe a auxiliar e que já quer nos enganar em sua primeira folha será digno de alguma confiança.

3 comentários:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)